NEWS

LOUCA POR LOCO !

Foi com muita curiosidade que fui conhecer o Loco, restaurante sensação do Chef Alexandre Silva.

A alta cozinha é muito especial porque temos de ter a capacidade de saber apreciar. Já me aconteceu provar pratos em restaurantes super referenciados e não gostar.

Mas quando provamos algo realmente especial que nos desperta qualquer coisa de sensorial com a comida isso é espectacular, e eu “graças a Deus” já tive a sorte de ter algumas dessas experiências verdadeiramente divinas na alta cozinha.

_mg_0397-copy

No caso do Loco foi a loucura total ! Aqui temos um restaurante mesmo muito especial. O espaço está muito bem conseguido.  Sóbrio mas cosy, com baixa luz e a cozinha integrada onde podemos ver o Chef e a sua equipa a preparar os nossos pratos .  No fundo é como se a experiência se passasse dentro da cozinha do Chef mas numa versão fancy e confortável onde estamos sentados à mesa.

Restaurante Loco BY chef Alexandre Silva, Lisboa.Foto- Paulo Barata, May 2016

Restaurante Loco do chef Alexandre Silva, Lisboa. Foto- Paulo Barata, Dezembro 2015

Restaurante Loco do chef Alexandre Silva, Lisboa.Foto- Paulo Barata, Dezembro 2015

Temos à escolha 2 menus de degustação , um de 18 e outro de 14 momentos, todos únicos , surpreendentes  e irreverentes que nos deixam tipo como que crianças impacientes à espera do próximo doce que nos vão dar .

O serviço é 5 estrelas mas nada aborrecido, até bastante descontraído como eu gosto. A equipa é muito simpática e até o próprio Chef em alguns momentos vem à mesa .

Este é um restaurante para ir com tempo e tranquilamente degustar e apreciar a experiência . Eu cheguei ás 20h e só sai já eram umas 23h30.

Comecei com um Gin de produção da casa, aromatizado com gengibre e cereja e destilado a baixa temperatura. ( delicioso )

Bebi um Pinot Noir –  Quinta de Santana

Escolhi o menu de degustão de  18 momentos .  Não houve um único que não gostasse mas vamos  aos favoritos !

final

Carasau pão suspenso ( sim, está mesmo suspenso, e por um fio de pesca e anzol,  não é só o nome ).

Pastel de bacalhau versão Loco (o sabor estava lá e tudo o resto bem diferente e super  bem conseguido)

Ostras a vapor ( estas cozinhadas  a vapor à mesa , são perfeitas , molho  incrível picante e agridoce )

Pão com manteiga de choco e algas , molho de bife à café e azeite ( já sei , vão dizer : Oi? Pão ??!! Sim . Sem pão a refeição para mim quase nunca fica completa. Pão feito no restaurante e o molho do bife à  casa de comer e chorar por mais )

Captura do dia cozinhada a vapor em folha de bananeira ( o meu favorito , a textura e o sabor do peixe é incrível ) acompanhava com um crocante  de algas mesmo do além.

Atum com Quinoa ( super sensorial , o Chef coloca na nossa boca connosco de olhos fechados )

Gaspacho com cerejas ( super sexy )

Algodão doce do Dr Bayard ( provavelmente a sobremesa mais genial em criatividade e sabor que provei até hoje )

loco_sobremesa

E quando achamos que se acabam as surpresas vem o café . É feito à nossa frente como se de uma experiência de laboratório se tratasse  e os petit fours servidos numa caixa de costura à antiga pelo Chef pasteleiro. Até eu que não morro por doces me rendi a estas maravilhosas tentações .

unnamed-3

Nota : É tudo orgânico e o menu tem alterações de 15 em 15 dias . Na próxima visita vou investir mais  em maior diversidade na carta de vinhos a acompanhar os momentos que são servidos .

Quando estava a escrever  este artigo soube que o Chef Alexandre Silva tinha ganho uma estrela Michelin . Super merecido. Está no meu top três das experiências mais maravilhosas que tive até hoje na alta cozinha. Parabéns a toda a equipa !!!! Agora é marcar e ir … com tempo e aproveitar 🙂

Louca por Loco ! Louca para voltar !

LOCO

R. Navegantes 53, 1200-830 Lisboa

Fotos : Paulo Barata e da minha autoria

Leave a comment

Your email address will not be published.


*