NEWS

DICAS PARA UM BRONZEADO LINDO E SAUDÁVEL

Sol, aquele que pode ser um dos nossos melhores, ou piores amigos tudo depende do cuidado que decidamos ter. Quero acreditar que nos tempos que correm, a informação de que apanhar sol sem ter os cuidados  essenciais é prejudicial para a saúde já chegou a todos, por isso mesmo hoje vou falar do lado bom do sol, daquele lado de que todos gostamos e esperamos nesta altura do ano: ter um bronzeado bonito!

O escurecimento da pele, o tão desejado bronzeado, é causado pelo aumento ou libertação do pigmento melanina dentro das células da pele horas após a exposição  voluntária, ou não, à radiação ultravioleta.

E como podemos ter nós este pigmento aumentado e posteriormente libertado na nossa pele? É muito fácil, consumindo alimentos ricos em betacaroteno, que depois de consumidos, são, transformados pelo nosso corpo em vitamina A, que ajuda a produzir a melanina.

Alimentos ricos em Betacaroteno são na sua maioria de cor alaranjada: cenoura, abóbora, batata doce, laranja, manga, papaia. Contudo. também existe em alimentos como os legumes de cor escura: espinafres, broculos, agrião, salsa.

Mas para um bom bronzeamento não necessitamos apenas de consumir alimentos rico em betacaroteno, precisamos de cuidar a pele por dentro num todo, logo necessitamos também de consumir alimentos rico em vitamina C que ajudam na regeneração e hidratação da pele assim como vitamina E e Selénio que são antioxidantes que protegem a pele da radiação  ultravioleta como tal ajudam na prevenção do cancro.

Alimentos ricos em Vit C: laranja, kiwi, pimento amarelo, morango.

Alimentos ricos em Vitamina E: amêndoas, amendoim, abacate, sementes de girassol.

Alimentos ricos em Selénio: alhos, avelãs, arroz branco, salmão, camarão, gema do ovo, cogumelos, farinha de trigo e centeio.

 

Outro truque para para um bom bronzeamento é consumirmos alimentos  ricos em licopeno (como o tomate), uma vez que este é também um antioxidante importante para a saúde da pele, logo se a pele está bonita, brilhante e bem tratada, mais bonito fica o bronzeado.

No entanto temos de estar atentos ao excesso de consumo de betacaroteno,  pois na nutrição tudo o que é consumido em demasia, tem o seu lado negativo. No caso do excesso de consumo de alimentos ricos em betacaroteno, pode-se verificar que a pele fica com um tom alaranjado, sobretudo ao nível das mãos, também conhecida por carotinemia. Normalmente depois volta ao normal após a redução do consumo destes, mas é necessário ter atenção para protegermos a nossa pele e ficarmos sim com um bronzeado bonito e cuidado!

Deixo a sugestão de duas bebidas que, para além de nos refrescarem nestes dias quentes, ajudam bastante a conseguirmos um bronzeado bonito.

 

RECEITA 1:

– 1 fatia de melancia

– 1 cenoura

– sumo de 1 ou 2 laranjas

– 1 colher de sopa de polpa de tomate

Pode beber ou colocar nas formas para fazer gelados

 

RECEITA 2:

-1/2 cenoura

– 1 fatia de mamão ou papaia

– sumo de 2 laranjas

– 1 copo pequeno de água de coco

– 1 colher de sopa de linhaça

 

Todos estes cuidados são importantes e devem ser acompanhados de um bom protector solar, uma vez que todos juntos  irão ajudar a ter uma pele com uma aspecto jovem e hidratada ajudando também assim a prevenir o envelhecimento precoce e o cancro de pele.

  • Faça esfoliação   antes da exposição ao sol.
  • Tome sol aos poucos. Evite o sol muito forte para não agredir a pele e descascar com facilidade.
  • Prefira o sol da manhã, até as 11:00 horas e após as 16:00 horas.
  • Use e abuse dos cremes e óleos de banho.
  • Tome bastante líquidos
  • Prefira banhos frios ou tépidos .

Bronzeado sim, mas funcionando como uma boa prevenção para a nossa pele!

Dra Ana Banza  |  Clinica Mea

 Av. António Augusto de Aguiar 106 Lisboa

www.clinicamea.com